Submundo Linux: Ameaças Linux

2 de fev. de 2017

Ameaças Linux

O Linux não está mais seguro ?

Nos últimos tempos temos visto vulnerabilidades e brechas de segurança em distribuições Linux, quer seja em servidores e desktops mas, o que significa para nós ? Que a plataforma Linux como um todo deixou de ser considerada segura ? Se tornou tão vulnerável como tantos outros ?

Sim e Não

Uma das notícias sobre ameaças que eu fiquei sabendo foi o Linux.Proxy.10. E o que ele faz ? Como age ?
A ameaça se infiltra em distpositivos que usam configuração padrão ou que já estão infectados utilizando o protocolo SSH. Isso permite que os invasores fiquem anônimos online.

 

Outra ameaça é o KillDisk que depois de infectar a máquina, criptografa o computador impedindo a inicialização e exigindo resgate para reaver o acesso.

O que nenhum fã do Linux gosta de ouvir

Qualquer sistema operacional pode conter vulnerabilidade seja qual for. Graças a forma como o Linux trabalha, o ambiente não é o mais propicio para ameaças mas, mesmo que o sistema seja considerado seguro sempre podem haver falhas principalmente a mais perigosa de todas: a humana.
Senhas fracas, softwares que deviam zelar pela segurança mal configuradas. Protocolos descenessários em uso.

 

Com o passar do tempo, as ameaças ao mundo linux vão aumentar e muito. O que vai exigir uma melhor educação e preparação dos administradores de sistemas e cuidado dos usuários domésticos.

Vamos manter a segurança sempre.