Submundo Linux: Tecnologia Assistiva no mundo Linux

14 de jan. de 2017

Tecnologia Assistiva no mundo Linux

Tecnologia assistiva é o termo usado para definir técnicas, dispositivos e processos que visam a melhora na qualidade de vida de pessoas portadoras de necessidades especiais

O mundo das distribuições Linux não seria uma excessão.Provendo softwares e até mesmo uma distribuição inteira voltada para esse segmento.
Além disso, as interfaces como o Gnome, Cinnamon e KDE possuem também alguns recursos de auxilio.Vamos conhecer alguns deles.

Recursos do Gnome

imagem do menu de acessibilidade do gnome
menu de acessibilidade ambiente Gnome
 O gnome possui o Alto contraste,ampliador,texto grande,teclado virtual,alertas visuais,teclas de aderência,teclas lentas,teclas de repercussão,teclas do mouse
Para acessar é preciso entrar nas configurações e o menu Acessibilidade.


Recursos do KDE

imagem do menu de acessibilidade do kde
Menu de acessibilidade do KDE

O KDE possui o Kmag: um software de lupa, KMouseTool: basicamente um clique automático para ser usado por pessoas com lesão por esforço repetitivo, Kmouth: um sintetizador de fala que reproduz os textos escritos nele, Jovie: leitor de tela do KDE, Simon: sistema para reconhecimento de fala para substituição de mouse e teclado, Emulação de mouse: usando as teclas direcionais para mover o ponteiro e a barra de espaço para clicar.
Assim como o Gnome possui teclas de aderência,teclas lentas e de repercussão.

Recursos do Cinnamon

No Cinnamon exitem os mesmos recursos visuais do Gnome, mas para usar o leitor de tela, primeiramente é preciso instalar o Orca.Possui também o teclado virtual e indicador visual e sonoro do uso da tecla Caps Lock.Possui também as teclas de aderência,teclas lentas e de repercussão além de controlar o mouse pelo teclado e simulação de clique secundário.A opção de clique flutuante serve para disparar um clique do mouse ou outra ação definida pelo usuário como arrastar clique duplo.

menu de acessibilidade do cinnamon
Menu de acessibilidade do Cinnamon

Sonar

imagem do desktop da distribuição sonar
Desktop da distro Sonar

A distro criada para tornar o computador acessível para qualquer pessoa.Todo o sistema foi pensado e construído para a acessibilidade.

Possuindo o leitor Orca,teclado virtual,e o EViacam, para que o cursor o mouse possa ser controlado por movimentos com a cabeça.
Se quiser conhecer mais sobre essa distro clique aqui!!

O mundo do software livre é repleto de opções para acessibilidade para tornar a vida de todo usuário o mais simples possível.
Nos vemos na próxima.