Submundo Linux: Melhores distros para iniciantes

13 de jan. de 2017

Melhores distros para iniciantes

A distribuição Ubuntu é uma das mais populares e recomendadas para aqueles que são iniciantes no mundo Linux.
Mas hoje vamos conhecer outras distros tão simples quanto o Ubuntu e baseadas não apenas na família Debian, mas outras distros Linux.

Vamos iniciar com as distros baseadas em Arch Linux.

1 - Antergos

imagem da área de trabalho do antergos
Desktop do Antergos com a interface Gnome
Uma das distribuições mais amigáveis que eu já usei.Usa o gerenciador de pacotes pacman como já era de se esperar.Você tem a opção de escolher entre as interfaces Cinnamon, Gnome, KDE.
Por padrão a interface é o Gnome mas durante a instalação você pode escolher outro ambiente.A distro é Rolling Release e multilinguagem, se você tiver um hardware menos potente é possível baixar a Minimal ISO com um tamanho menor e menos tempo de download.A instalação é gráfica porém, o pequeno inconveniente é o fato do instalador ainda estar em versão beta podendo assim ocorrer algum erro sendo necessário iniciar o processo de instalação novamente.
Uma recomendação pessoal que eu dou é não selecionar programas e atualizações para serem baixados durante a instalação do sistema.
Não se preocupe pois você pode instalar programas facilmente apenas usando a ferramenta de instalação e atualização.
Para conhecer e baixar a distro clique aqui!

2 - Manjaro

área de trabalho do manjaro com a interface xfce
Desktop do Manjaro com a interface XFCE
Uma distro simples e incrível de se usar. Na página de download você pode escolher entre as versões com XFCE, KDE e a edição Minimal sem softwares ou ambiente desktop instalado (o que ainda não é o caso).
Se for um usuário iniciante, quando for para a guia Download, escolha a opção STABLE RELEASE, assim você terá um ambiente pronto para uso
E também é Rolling Release,então não se preocupe em ter que substituir a versão atual por uma posterior, o sistema será continuamente atualizado.Para atualizar e instalar programas o esquema é o mesmo do Antergos.
Clique aqui para conhecer e instalar a distro.

3 - Chakra

área de trabalho do chakra linux com kde
Desktop do Chakra com a interface KDE
Originalmente baseada no Arch mas com desenvolvimento independente, com detecção automática de hardwre, e com a interface KDE.
Possui instalador gráfico.Gerenciador Pacman e para facilitar o Octopi.
Uma distro com um visual lindo e tão simples de se trabalhar quanto as distros anteriores.
Se quiser conhecer mais clique aqui! 

Nos vemos na próxima conhecendo mais distribuições.