Submundo Linux: Segurança no linux

18 de jan. de 2017

Segurança no linux

Meu linux pode ser vulnerável ? 

Respondendo sem rodeios sim. O mundo linux tem a fama de ser seguro (okay linux é o kernel já sabemos, mas vamos falar em contesto geral está bem?). Entretanto, não existe sistema que resista politicas de segurança inexistentes. Não adianta usar por exemplo o Ubuntu e trabalhar como usuário root usando a 123abc e navegar em lugares não recomendáveis sem devidas proteções e imaginar que magicamente nada vai acontecer.
Talvez não mas por que arriscar? Vamos conferir hoje algumas medidas que podem ser tomadas para diminuir o risco e evitar brechas na segurança.

Sistema atualizado

Parece clichê mas, manter seu sistema atualizado é o básico do básico para ter um sistema mais seguro.Atualizações não só implementam ou melhoram o desempenho de algum programa como também corrige eventuais vulnerabilidades e bugs.
Dando um exemplo bem simples, supondo que programa.tal tem um bug que permite ganhar acesso root ao seu pc. Na atualização, esse bug é corrigido impedindo assim que a vulnerabilidade seja explorada.
Então a mensagem é clara: Mantenha o sistema atualizado.

imagem do programa de atualização do antergos
Programa de atualização do Antergos

 Firewall e antivírus

Quanto ao antivírus, não vamos criar controvérsia por conta disso.Há aqueles que acham necessário no linux e os que acham uma completa besteira, mas deixando isso de lado, antivírus são úteis principalmente para quem tem o Windows instalado no hd e precisa acessar arquivos que estão nesse sistema.
Um firewall bem configurado é imprescindível para segurança. Muitas distros já vem com firewall instalado e com configurado de forma simples.

imagem do firewall no linux  imagem do antivirus no linux

Não logar como root

Não use o sistema como root. Se precisar gerenciar pacotes, ou fazer configurações que exijam autorização use o sudo. Alguns softwares  como o gerenciador synaptic pedem a senha root para executarem suas funções.

imagem de terminal de comandos usando o comando sudo
exemplo de uso do comando sudo

Utilize senhas forte

123abc não rola não é? A recomendação para uma mínima para uma senha forte é misturar letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais como @, #, $, %. É recomendável também que a senha não seja curta.
Você pode até usar frases mas faça algumas alterações, por exemplo a frase Aqui se faz, aqui se paga, fazendo algumas alterações como mudanças de letras maiúsculas por minúsculas e trocando letras por números semelhantes a essas letras e outros caracteres especiais ficaria algo assim: @Qu!$3fAZaqµlS3þæG@. Senha meio difícil de adivinhar não é ?

Essas são apenas algumas dicas sobre segurança. Vamos seguir aprendendo mais e mais a fim de aprender como tornar nossos sistemas Linux cada vez mais seguro.